Depois da Ordenação de Dom José Carlos e Dom Moacir Arantes, a Diocese de Divinópolis oferece mais um bispo para a Igreja: Trata-se de Dom Francisco Cota, ordenado ontem, 26, na cidade de Itaúna. A cerimônia de ordenação contou com a presença de vários bispos e sacerdotes, incluindo o Padre Chrystian. Ela teve início às 18h, no Poliesportivo de Itaúna, que abrigou centenas de fiéis, de diversas paróquias da Diocese.
Dom Francisco Cota de Oliveira é natural de Onça do Pitangui, filho de Sr. Francisco Teixeira de Oliveira e Dona Carmelita Cota Teixeira, já falecida. Nasceu no dia 05 de agosto de 1969 e foi ordenado sacerdote em 1º de agosto de 1999. Com dezoito anos de vida sacerdotal, trabalhou em três paróquias: Carmo do Cajuru, Itaúna e Pitangui.
Desempenhou diversos outros trabalhos na Diocese, onde é muito querido por todos. A partir de agora, será Bispo Auxiliar em Curitiba. Nossa reportagem conversou com Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba. Na entrevista ele afirmou que a demanda pastoral em Curitiba é enorme. Os dois novos bispos ainda serão poucos para os trabalhos. Disse, ainda, que não conhecia Monsenhor Francisco. Mas, mesmo assim, aceitou a proposta da Nunciatura, com muito carinho. Hoje, percebe o quanto Monsenhor Francisco é querido em Divinópolis. Afirmou que a Igreja precisa mais de pastor do que alguém preocupado apenas com a burocracia.
Pe. Chrystian Shankar fez questão de manifestar sua alegria pela Ordenação Episcopal de Dom Francisco. Ele já trabalhou com o novo bispo quando ainda era “Pe. Chiquinho”. Disse que Dom Francisco é muito bom de convivência e é também um grande administrador. Não gosta de enrolação e sabe cobrar na hora certa. Admira o novo bispo e reza pelo seu episcopado.