O retiro anual do clero é um tempo forte de oração e convivência entre os padres da Diocese de Divinópolis. Neste ano de 2017, o retiro aconteceu entre os dias 21 e 24 de agosto, no “Retiro das Rosas”, em Cachoeira do Campo (próximo a Ouro Preto), Ao todo, foram setenta e dois padres que participaram do retiro, incluindo o Padre Chrystian Shankar. O pregador foi o Ir. Epifânio Barbosa Lima, religioso jesuíta, que mora em São Paulo. Seguindo a metodologia dos exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola, os padres estão na 2ª semana desses mesmos exercícios, cujo tema é: Aprender de Jesus Mestre.
Irmão Epifânio fez as reflexões falando sobre a importância desse momento na vida dos sacerdotes. A partir do texto de I Reis 19, 19-21, dirigiu sua reflexão, na noite de ontem. Falou sobre a importância do chamado de Deus e comentou um texto de sua autoria. No texto, ele imagina o Profeta Eliseu escrevendo uma carta de “despedida de solteiro” antes de seguir o chamado que Deus lhe fez.
A carta imaginária, objeto de sua reflexão na manhã de hoje, foi inspirada em Zacarias, pai de João Batista, a partir do texto de Lucas 1, 5-27. Na “carta”, Zacarias escreve a São José falando da experiência ao ser visitado pelo anjo e de tudo o que isso poderia significar para ele e para seu povo. De forma criativa, o pregador, que é autor do livro: “Cartas para reformar a vida”, publicado pela Loyola, tenta experimentar os sentimentos do velho sacerdote ao escrever para José, esposo de Maria.
Após cada momento de exposição, os padres permaneciam em recolhimento e oração.
Fonte: Diocese de Divinópolis / Túlio Veloso