O Clero da Diocese de Divinópolis participou de um retiro espiritual em Cachoeira do Campo, no Retiro das Rosas, próximo a Ouro Preto. As atividades do retiro começaram no dia 22 de agosto e seguiram até o dia 25. Estiveram presentes grande parte do Clero Diocesano, dentre eles o Padre Chrystian Shankar.
O pregador foi o Pe. Adelson Santos. Pe. Adelson estudou em Roma, onde fez seu mestrado e doutorado na área de espiritualidade. Hoje trabalha como formador na Companhia de Jesus (Jesuítas), em Belo Horizonte. Durante esse tempo, os padres são convidados a vivenciarem maior união com Deus pelos exercícios espirituais de Santo Inácio. Tais exercícios foram criados por Santo Inácio de Loyola, fundador dos Jesuítas, e são divididos em quatro partes. O retiro, nesse ano, contempla a segunda etapa dos exercícios. As características dessa segunda etapa são duas: Maior união com Deus e descoberta da vontade de Deus a respeito da pessoa.
O Retiro espiritual é um tempo de oração e de convivência do Clero entre si e com o bispo. Pela primeira vez, o retiro contou com três bispos: Dom José Carlos, Dom José Belvino e Dom Moacir Arantes. Dom Belvino, que já ordenou 58 padres, agora se alegra por participar de um retiro com 36 padres ordenados por ele, além dos dois Bispos, do clero de Divinópolis: Dom José Carlos e Dom Moacir Arantes.
Durante o retiro, cada padre procura discernir a vontade de Deus a seu respeito. Isso é buscado num clima de oração e silêncio. Os exercícios espirituais de Santo Inácio constituem valiosas ferramentas na busca da espiritualidade. Após o retiro, cada padre retorna à sua paróquia, com a alma renovada e pode, com maior entusiasmo, realizar os trabalhos pastorais.