Na noite do dia 28 de agosto toda a Diocese de Divinópolis, juntamente com a cidade de Carmo do Cajuru, se alegraram com a ordenação Sacerdotal do Diácono Helton Ferreira Rodrigues, o primeiro sacerdote a ser ordenado na cidade. O Espaço Cultural de Carmo do Cajuru, que se localiza em frente a Matriz de Nossa Senhora do Carmo, ficou lotado com a participação dos fiéis que vieram de várias partes da diocese. Além de Dom José Carlos de Souza Campos, nosso bispo diocesano, também participaram Dom José Belvino do Nascimento (nosso bispo emérito), Dom Tarcísio Nascente dos Santos (bispo da Diocese de Duque de Caxias – RJ), Dom Gil Antônio Moreira (arcebispo de Juiz de Fora) e também Monsenhor Michel Bittar representando a Igreja Católica de Rito Maronita em Minas Gerais, bem como diversos padres, tanto de nossa diocese como também de outras. Padre Chrystian Shankar também esteve presente na celebração. Esse é o segundo sacerdote que a Diocese de Divinópolis ganha no mês de agosto, no dia 14, Dom José Carlos ordenou o Padre Marcelo Geraldo, na cidade de Itaúna.
Em sua homilia, Dom José Carlos lembrou que o padre além de teólogo é o pastor que deve estar junto de seu povo. E a vocação do presbítero é justamente esta: Ser presença de Cristo no meio das pessoas. Nas palavras do Papa Francisco, o padre deve ser um pastor com o cheiro das ovelhas, ele deve estar continuamente em saída, ir ao encontro, principalmente dos mais necessitados. Ao voltar para a casa do Pai, o próprio Cristo quis contar com os Sacerdotes, para continuar a Sua missão no mundo (ouça a homilia AQUI).
Com as palavras de Santo agostinho, cujo dia celebramos no dia 28 de agosto, Padre Helton começou seu agradecimento, primeiramente louvando e agradecendo a Deus, e depois agradecendo aos demais que com suas orações e trabalhos, direta ou indiretamente possibilitaram que este dia tão especial em sua vida se realizasse. “És grande, Senhor e infinitamente digno de ser louvado; grande é teu poder, e incomensurável tua sabedoria. E o homem, pequena parte de tua criação quer louvar-te, e precisamente o homem que, revestido de sua mortalidade, traz em si o testemunho do pecado e a prova de que resistes aos soberbos. Todavia, o homem, partícula de tua criação, deseja louvar-te. Tu mesmo que incitas ao deleite no teu louvor, porque nos fizeste para ti, e nosso coração está inquieto enquanto não encontrar em ti descanso” (ouça a mensagem do Padre Helton AQUI).
Após a celebração, o Padre Heltinho concedeu sua primeira entrevista após a sua Ordenação Sacerdotal; ouça:
Que Nossa Senhora do Carmo e Santo Agostinho, junto a Cristo possam sempre interceder ao Pai pela vida e vocação de nosso novo presbítero. Padre Helton passará mais alguns dias em nossa diocese e depois retornará a Roma para continuar seu mestrado em Bens Culturais da Igreja.
Fonte: Diocese de Divinópolis